Currais Novos recebeu o projeto “CRP Itinerante” nos dias 19 e 20 de maio; próximo destino é Pau dos Ferros

Currais Novos recebeu o projeto “CRP Itinerante” nos dias 19 e 20 de maio; próximo destino é Pau dos Ferros

O Conselho Regional de Psicologia (CRP-17) e o Conselho Regional de Serviço Social chegaram ao município de Currais Novos na última quinta-feira (19) para mais uma etapa do projeto “CRP Itinerante” sob o tema Construindo a Psicologia no RN: edição comemorativa aos 15 anos, o evento reuniu psicólogos e assistentes sociais e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social e da Prefeitura Municipal.

O projeto “CRP Itinerante” tem como objetivo garantir espaços de orientação à categoria nos interiores, articulação entre as profissões nas políticas públicas e, incidir no Poder Público para que valorize a profissão, incluindo, por exemplo, a participação desses profissionais no ambiente escolar.

A abertura das atividades aconteceu no Palácio Raul Macedo, sede da Prefeitura Municipal. Na ocasião, a vice-prefeita, Ana Albuquerque, e a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Zefinha Moura, receberam o conselheiro tesoureiro do CRP, Robério Nunes Maia (CRP-17/3140), e a conselheira e Coordenadora da Comissão de Educação, Andreína da Silva Moura (CRP-17/3304).

Abertura do “CRP Itinerante” em Currais Novos.

Para a vice-prefeita Ana Albuquerque, a realização da solenidade no município é importante por gerar debates promissores entre os profissionais das respectivas áreas. “Através desse evento estaremos debatendo pautas importantes para que o Conselho de Psicologia possa atuar cada vez mais dentro da cidade, cobrando, discutindo e levantando assuntos que gerem resultados para os psicólogos e para os assistentes sociais.”

Ao iniciar os trabalhos da mesa-redonda “Perspectiva de Atuação da Psicologia e do Serviço Social na Educação básica“, a psicóloga e conselheira Andreína Moura relembrou a importância da parceria entre as duas profissões para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes no ambiente escolar.

“A demanda para as nossas categorias aumentou nos últimos anos, principalmente após a pandemia, quando todos – professores e alunos – ficaram mais sobrecarregados emocionalmente. Então nossa função é encontrar soluções para contornar os conflitos desse lugar (escola), respeitando as atribuições de cada profissão”, destaca.

Psicóloga conselheira Andreína Moura ministrou mesa sobre atuação na educação básica.

As atividades do evento seguiram na sexta-feira (20), na Câmara Municipal, com a realização de mesas e oficinas. A psicóloga e conselheira Marina Angélica Silva Queiroz (CRP-17/3644), liderou a mesa-redonda “Referência técnica para atuação em medidas socioeducativas, mediada pelo psicólogo conselheiro Robério Maia.

Para a psicóloga Juliana Fernandes, que atua no município de São Fernando, a passagem do CRP pelo interior potiguar ajuda os profissionais a se atualizarem e aproxima os colegas durante o momento da troca de experiências. “Eu acho isso muito importante. Sou do CRAS de São Fernando, e, em algumas ocasiões, surgem dúvidas sobre como gerir algumas documentações e aplicações de resoluções que, com o tempo, ficam desatualizadas. Com essa atividade, a gente pode se atualizar, além de aproximar as colegas por meio da troca de experiências profissionais”, ressalta.

O professor e assistente social Nilmar Santos ministrou a mesa “Referência técnica para atuação no CRAS”, e, além de elucidar dúvidas sobre o tema, fez um apelo às autoridades sobre a necessidade de aprimoramento dos serviços oferecidos à população nos Centros de Referência em Assistência Social.

“As principais dificuldades, hoje, relacionam-se às condições de trabalho, sobretudo os vínculos empregatícios, mas também o lugar que a política de Assistência ocupa no financiamento – que é um lugar invisibilizado -; então, na ausência dele, vemos isso repercutir no cotidiano do trabalho. É preciso que a política de Assistência ganhe a mesma centralidade que tem no campo da proteção social.”

Sobre o projeto

Equipe CRP-17/RN.

A edição 2022 do “CRP Itinerante” é uma colaboração entre o Conselho Regional de Psicologia e o Conselho Regional de Serviço Social. O primeiro município a receber a segunda edição do projeto foi João Câmara, a 60km de Natal, no último dia 3 de maio.

Mais informações em breve.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment