Delegados do 5º COREP aprovam 59 propostas e elegem representantes para o 11º CNP

Delegados do 5º COREP aprovam 59 propostas e elegem representantes para o 11º CNP

O Conselho Regional de Psicologia (CRP-17/RN) promoveu no último fim de semana, 26 e 27 de março de 2022, no hotel Imirá Plaza, em Natal, o 5ª Congresso Regional de Psicologia (5ª COREP). Esta foi a última etapa de uma série de eventos preparatórios para elaboração de propostas regionais e nacionais antes da realização do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) que acontecerá em junho, em Brasília. No evento foram aprovadas 59 propostas, sendo 30 nacionais que devem ser defendidas no CNP e 29 regionais que devem orientar as ações da próxima gestão do CRP-17.

Os Grupos de Trabalho (GT’s) que elaboraram as propostas foram desenvolvidos sobre três eixos temáticos: eixo 1) Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; eixo 2) Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; eixo 3) O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

O RN será representado por 16 delegados eleitos por votação no COREP, sendo 14 profissionais e 2 estudantes de Psicologia, todos farão a defesa das 30 propostas nacionais apreciadas durante o evento.

Delegados do 5º COREP fizeram a defesa de propostas elaboradas nos GTs.

O Congresso teve como tema “O impacto psicossocial da pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia brasileira frente às desigualdades sociais”. A Conferência sobre o tema foi ministrada pela psicóloga Drª Ana Izabel Oliveira Lima que abordou sobre as dificuldades acentuadas na pandemia e sobre rede de apoio, luto, trabalho, educação, saúde, família e diversos outros contextos.

Conferência foi ministrada pela psicóloga Drª Ana Izabel Lima.

O evento contou com a participação de delegados eleitos nos Pré-Coreps do CRP-17, além de convidados, representantes do CRP e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Para a presidenta do CRP, Ana Andrea Maux, o COREP foi produtivo sendo cada vez mais um espaço democrático e plural.

GT “Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas”

“O COREP é um espaço propício para analisarmos qual a Psicologia que queremos e o que precisamos a partir de agora. A Psicologia vem sendo parida na luta pelos direitos humanos. A Psicologia que fazemos e que queremos, busca dar voz aos ditos desimportantes e também quebrar o gelo. A Psicologia tem base, tem sustentação sólida, tem matrizes científicas e fazeres éticos. A Psicologia que fazemos não é de achismo. Não é a psicologia da neutralidade, é a que se faz com a coletividade”, afirmou a presidenta conselheira Ana Andrea Maux.

“O COREP é um espaço para analisarmos a Psicologia que queremos”, disse a presidenta Ana Maux.

Durante a mesa de abertura, a estudante Ana Beatriz Vasconcelos, representante do Centro Acadêmico de Psicologia (CaPsi/UFRN) falou sobre o cenário atual, as dificuldades do ensino remoto e lançou questionamentos sobre o fazer psicológico. “Como a Psicologia encara os problemas estruturais? A Psicologia pode ser uma grande aliada em processos transformativos, ouvindo os excluídos, acolhendo às diferenças e mediando os sujeitos em seus processos de formação. O entendimento do sofrimento humano deve nos guiar para uma tomada de decisão política essencial, para denunciar o Sistema que impede as pessoas de serem, de fato, seres humanos. Devemos nos aprofundar nesses espaços e construir um futuro melhor do que vivenciamos hoje’’, afirmou a discente.

O conselheiro Rafael Ribeiro Filho, representante da Comissão Organizadora (COMORG) do 5º COREP falou sobre a realização do evento como espaço democrático e de escuta. “É com a realização do 5ª COREP e do CNP que reafirmamos que é unicamente pela democracia que podemos construir decisões legítimas. Não há outra via pela qual podemos eleger nossas representações que não sejam pela escuta das diferentes vozes. A Psicologia precisou se reinventar à luz da ciência e do fazer ético, na perspectiva de contribuir com a sociedade e com os problemas que foram aprofundados diante da pandemia”, afirmou o conselheiro.

Membros da COMORG: Ana Amélia, Rafael Ribeiro, Stenio Stephanio, Thiago Laurentino.

Compromisso ético-político

Encerrando os trabalhos do 5º COREP, no dia 27 de março, a conselheira federal Izabel Hazin (CFP) fez uma fala institucional sobre as etapas do Congresso Nacional da Psicologia que acontece há 28 anos, desde 1994. “Essa é uma ação de escuta interna que nós psicólogas(os) construímos para nós, onde refletimos o que queremos para a Psicologia e exercemos nosso dever ético. É uma reflexão que amadurece no diálogo e que vai virar deliberação para o Sistema Conselhos de Psicologia”, afirmou.

Sobre o cenário pandêmico, Hazin afirmou: “Esse momento de crise também é um período de renovação, não é toda crise que vira um desastre. Nosso desafio é que essa crise seja um motor de aprendizagem. A Psicologia vem dando esse recado e respondendo ao enfrentamento desse  contexto. O tema fala do nosso compromisso social e nos pede posicionamento. Precisamos nos posicionar politicamente. Sabemos da responsabilidade disso!”, concluiu.

“Nosso desafio é que essa crise seja um motor de aprendizagem”, Hazin(CFP).

CNP

Os delegados eleitos no 5º COREP vão se reunir novamente de 2 a 5 de junho, desta vez em Brasília/DF no Congresso Nacional da Psicologia (11ª CNP) para defender as propostas previamente aprovadas no  COREP.

Participante deposita voto para delegado do CNP.

Caso sejam aprovadas durante o Congresso Nacional, essas propostas vão compor o Caderno de Deliberações a serem seguidas pelas próximas gestões do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais de Psicologia.

RN será representado por 16 delegados eleitos para o 11ª CNP.

Saiba quem são as delegadas(os) eleitas(os):

  1. João Maria Morais da Costa (CRP-17/3669);
  2. Marina Angélica Silva Queiroz (CRP-17/3644);
  3. Natália Campos da Silva (CRP-17/2374);
  4. Rafaela Conceição Olegário Siqueira (CRP-17/3009);
  5. Thiago da Silva Laurentino (CRP-17/2349);
  6. Ana Andrea Barbosa Maux (CRP-17/0748);
  7. Avrairan Fabrícia Alves Caetano Solon (CRP-17/0984);
  8. Carmem Plácida Sousa Cavalcante (CRP-17/1651);
  9. Esequiel Pagnussat (CRP-17/4314);
  10. Flávia Alves da Silva (CRP-17/4967);
  11. Iana Catarina de Araújo Viana (CRP-17/2431);
  12. Keyla Mafalda de Oliveira Amorim (CRP-17/1707);
  13. Pammella Lyenne Barbosa de Carvalho (CRP-17/2950);
  14. Robério Nunes Maia (CRP-17/3140)
  15. Gabrielly Cristina Vieira Oliveira (estudante)
  16. Tereza Raquel França Ferreira (estudante)
Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment