Dia 26 de outubro é o dia de reconhecer e dar visibilidade às pessoas intersexuais na sociedade

Dia 26 de outubro é o dia de reconhecer e dar visibilidade às pessoas intersexuais na sociedade

Dia 26 de outubro é celebrado o dia da Visibilidade Intersexual. Você sabe o que é uma pessoa intersexo? O Intersexo compõe o I da sigla LBGTI+. Segundo a Sociedade Intersexo da América do Norte (ISNA), o termo se refere a uma variedade de condições em que uma pessoa nasce, com uma anatomia reprodutiva ou sexual que não correspondem às definições binárias típicas “de homem ou mulher”.

Esses sujeitos possuem características genéticas, hormonais ou corporais dos dois sexos determinados pela biologia. Estimativas da ONU (2017) é de que até 1,7% da população mundial seja constituída por pessoas intersexo, tão comum quanto a população de ruivos e gêmeos.

No Brasil, estima-se que de um para cada 1.200 nascidos vivos – um total estimado em aproximadamente 167 mil pessoas, sejam intersexuais. Mesmo  sendo  uma  parcela  considerável  da  população,  os intersexuais  estão constantemente  à margem da sociedade, relegados à  invisibilidade  social  por  transgredirem o conceito binário de sexo historicamente e culturalmente construído, além disso, muitas vezes são submetidos a mutilações genitais.

Neste dia da visibilidade intersexual, o CRP-17 reafirma o compromisso com os direitos humanos e a diversidade sexual. Apoiado na Resolução CFP nº 01/1999, o CFP reforça a luta de todo o Sistema Conselhos pela despatologização das pessoas intersexuais e pelo reconhecimento destas, como pessoas comuns e dotadas de direitos. E repudia qualquer ato que gere sofrimento, violência ou exclusão.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment