28 de maio: Dia de luta pela Saúde da mulher e redução da mortalidade materna

28 de maio: Dia de luta pela Saúde da mulher e redução da mortalidade materna

No dia 28 de maio é celebrado o Dia internacional de luta pela saúde da mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna- um dos problemas gerados pelas desigualdades no acesso aos serviços de saúde.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde de 2017 mostram que  o número de óbitos maternos é de 64,5 para cada 100 mil nascidos vivos. O número é maior que a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2015, que definiu entre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a redução de 35 óbitos para 100 mil nascidos vivos até 2030. Estando o Brasil longe da meta internacional.

Os dados relacionados ao racismo e a mortalidade materna são alarmantes. Das vítimas, 60% são mulheres negras (pretas e pardas) e 34% são brancas. Os números refletem o óbito durante a gravidez, o parto e o aborto. Estatisticamente, mulheres negras também são as que tem menos acesso as cuidados no pré-natal no SUS e recebem menos anestesia. Entre os fatores que dificultam os cuidados na gestação estão: pobreza, baixa escolaridade, falta de informação e serviços inadequados.

Reforçamos a importância dos investimento em políticas sociais, no combate ao racismo institucionalizado nas maternidades, na melhora dos atendimentos públicos e o investimento em profissionais capacitadas(os) para assisti-las antes, durante e após o parto, de modo a salvar a vida de mulheres e recém-nascidos.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment