Em meio a pandemia, refugiados enfrentam dificuldades ainda maiores

Em meio a pandemia, refugiados enfrentam dificuldades ainda maiores

A pandemia da COVID-19 tende a agravar a situação de milhões de refugiados pelo mundo, que são forçados a saírem de seus países de origem para fugir de intervenções imperialistas em territórios de conflito que ocasionam guerras e outras inúmeras violações de direitos humanos. Para a ONU, a pandemia coloca estas pessoas em três crises de uma só vez:  socioeconômica, de saúde e de proteção. Por estarem em grandes aglomerações, os refugiados ficam mais expostos ao vírus. As restrições nas fronteiras em mais de 150 países para conter a propagação do coronavírus, também é um agravante dessa situação.

A ONU alerta ainda que o medo da COVID-19 levou ao aumento exponencial da xenofobia, do racismo e da estigmatização destas pessoas oriundas, principalmente, do continente africano e do Oriente Médio. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em 2018, cerca de 70,8 milhões de pessoas foram forçadas a deixar seus locais de origem por diferentes tipos de conflito. O Brasil recebeu  cerca de 80 mil solicitações de refúgio em 2018, sendo a maioria delas nos estados de Roraima (50.770), Amazonas (10.500) e São Paulo (9.977).

No dia alusivo ao Dia Mundial do Refugiados, ressaltamos a importância da Psicologia em se debruçar sobre a temática pois, a violação de direitos humanos vivenciada pelos refugiados impacta diretamente na saúde mental dos mesmos, que também necessitam de ações voltadas a sua inserção no país para garantia de direitos e posterior emancipação. Uma atuação que garanta proteção à essa população faz parte dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Para entender mais sobre o assunto recomendamos a leitura da 4º edição do relatório “Refúgio em Números” do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), assim como o relatório da ONU “COVID-19 e pessoas em movimento“, com recomendações de políticas públicas sobre a temática.

Voltados à área da Psicologia, indicamos a Revista “Psicologia: Ciência e Profissão”, com todos os volumes disponíveis e que possui artigo voltado à temática na edição 38.1.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment