Em Mossoró, CRP-17 participa de Audiência Pública da Assistência Social

Em Mossoró, CRP-17 participa de Audiência Pública da Assistência Social

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN) esteve presente em Audiência Pública que tratou de pautas relevante para as/os Assistentes Sociais, no dia 13 de outubro, na Câmara de Vereadores de Mossoró.

Na ocasião, o Conselho foi representado pelo conselheiro Luan Martins (CRP￾17/3740).

Entre as principais pautas debatidas, a inserção das/os assistentes sociais e psicólogas na educação. Ambas as categorias já conquistaram este espaço, por meio da lei federal de nº 13.935/2019, mas ainda lutam para implementação nos estados e municípios.

De acordo com Luan, será construída uma comissão local, com representantes de diversas instituições e categorias profissionais, que contribuirão na evolução deste debate. “A luta do CRP-17/RN e do Conselho Regional de Serviço Social do RN, o Cress/RN, é para que ocupemos os espaços que são nossos por direito, e que nos sejam dadas condições dignas de trabalho”, explicou o psicólogo.

Presente na audiência, o psicólogo Elton Ferreira (CRP-17/RN) comentou da importância da Psicologia se inserir em uma audiência pública sobre a política de assistência social em Mossoró. “Foi uma oportunidade de colaborarmos no enfrentamento às desigualdades e na luta pelo acesso aos direitos humanos básicos”, comentou.

Elton ainda destacou que a Psicologia tem muitas demandas necessárias para conquistar. “A maioria dos equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) não conta com número suficiente de psicólogas para formar equipes técnicas”.

Diante deste cenário, o CRP-17/RN seguirá acompanhando as discussões em todo o RN, com o objetivo de incidir na conquista dos direitos da categoria e pela construção de uma Psicologia engajada socialmente e defensora dos Direitos Humanos.

Mateus de Paula Oliveira Santos
mateus@skycomunicacao.jor.br

Jornalista

No Comments

Post A Comment