Facisa/UFRN recebe CRP-17 e a Jornada de Psicologia 2023

Facisa/UFRN recebe CRP-17 e a Jornada de Psicologia 2023

Santa Cruz foi o último município do interior a receber a Jornada de Psicologia do Rio Grande do Norte 2023. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP-17/RN), foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa) da UFRN, na segunda-feira (21).

Com a presença de estudantes e profissionais, a roda de conversa “Prevenção à Violência nas Escolas” abordou diversos fatores que podem contribuir para os casos de violência nas instituições de ensino como: buylling, uso excessivo de telas, liberação de armas, discurso de ódio nas plataformas digitais, intolerância a questões de gênero, racismo e religiosidade.

A roda de conversa teve como convidada Ana Ludmila Freire Costa (CRP-17/1049), professora de Psicologia escolar e educacional da Facisa e mediação da conselheira Luana Isabelle Cabral dos Santos (CRP-17/2509).

Para a professora Ludmila Costa, o assunto é atual e necessário. “Vemos violências cotidianas e extremas e a psicologia não pode se furtar de contribuir nesse cenário. É importante que os estudantes se deparem com esse tema ainda na formação enquanto ainda estão se desenvolvendo enquanto profissionais”, destacou.

A Jornada de Psicologia teve continuidade no período vespertino com a mesa-redonda “Relações de Trabalho e Diversidade Humana”. As convidadas para a mesa foram: conselheira Kimberlly Lira de Carvalho (CRP-17/3937); a psicóloga Maria Vitória Nunes Souza CRP (17/6412) e o psicólogo Lírio Ferreira do Nascimento (CRP-17/7168). O evento contou com a mediação do conselheiro Arthur Luiz de Oliveira dos Santos (CRP-17/5076).

No tema proposto foram relatadas situações difíceis enfrentadas no ambiente de trabalho como racismo, intolerância religiosa, constrangimento devido à patologia e os obstáculos das pessoas com deficiência para entrar e se manter no mercado de trabalho.

O professor e coordenador do curso de Psicologia da Facisa, Flávio Fernandes Fontes, falou sobre a importância da Jornada 2023. “Esse evento faz pensarmos na psicologia no âmbito estadual. É uma troca de experiência importante para construir uma psicologia no RN e o CRP tem um papel fundamental, pois tem criado espaço para encontros entre estudantes e profissionais”, avaliou

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment