Indígenas psicólogas representam o CRP RN em evento integrativo do Sistema Conselhos

Indígenas psicólogas representam o CRP RN em evento integrativo do Sistema Conselhos

Como parte das ações desenvolvidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) no abril indígena, a entidade promoveu sessão plenária entre indígenas psicólogas (os) de todo o Brasil. A atividade foi realizada dia 24 de abril e o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN) foi representado por Beatriz Alexandria (CRP-17/6468) e Franciele Alves (CRP-17/3968).

O evento aconteceu concomitantemente às mobilizações do Acampamento Terra Livre (ATL), maior assembleia dos povos indígenas brasileiros e que reuniu em Brasília lideranças indígenas de todas as regiões. As discussões fruto deste encontro geraram diversos direcionamentos, que servirão para guiar a categoria no fazer diário.

Segundo Franciele, o encontro foi motivo de muita emoção. “Foi um momento de se avistar. Avistar os parentes ‘psis’ que seguem na luta por uma outra Psicologia, posicionada a partir dos nossos territórios e vivências tão diversas”, explicou a psicóloga. “Avistar uma psicologia onde a gente possa se encontrar e pertencer, dos nossos povos para os nossos povos, é algo realmente marcante”, lembrou.

Beatriz explicou que, ainda entre as deliberações, foram pensados outros encontros similares, com objetivo a dar continuidade à discussão do cuidado com a saúde mental dos indígenas e questão inerentes ao tema.

Em 2022, o CFP lançou as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas junto aos Povos Indígenas, uma antiga demanda no âmbito da categoria e que foi elaborada com a metodologia do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).

Com informações e foto do Conselho Federal de Psicologia 

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment