Lançamento da Comissão de Relações Étnico-Raciais é sucesso!

Lançamento da Comissão de Relações Étnico-Raciais é sucesso!

O CRP-RN realizou dois eventos de lançamento da Comissão de Relações Étnico-Raciais da instituição, em Natal e Santa Cruz. A criação da nova comissão integra a proposta de campanha da chapa que está à frente do V Plenário. Em ambos os encontros os momentos foram de emoção, fortalecimento da pauta e definição dos próximos passos da Comissão.

“É um momento histórico e ao mesmo tempo de muita emoção. Agora poderemos pautar causas nossas, para assim conseguir uma reflexão/debate para um trabalho em rede”, lembra a coordenadora Marina Queiroz.

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS ALUSIVOS

Em novembro, o CRP-RN participou de eventos referentes à Consciência Negra por meio da Comissão de Relações Étnico-Raciais. No dia 20, membros da Comissão estiveram em Mossoró, onde participaram na Faculdade Católica, com apoio do Grupo de Estudos Feministas, e na UERN, com o apoio do Diretório Central dos Estudantes “Anatália de Melo Alves”.

Na Faculdade Católica de Mossoró, o conselheiro Rafael Alves Gonçalves, membro da Comissão, debateu sobre Psicologia Antirracista com estudantes do Grupo de Estudos Feministas, que realiza encontros quinzenais sobre temas pertinentes à pauta feminista.

Na UERN, Rafael Gonçalves falou sobre os impactos do racismo na saúde mental da população negra para estudantes de diversas áreas do conhecimento.

“É de extrema importância, já que a Psicologia uma ciência construída num viés elitista e racista. Sendo assim, novos olhares devem ser lançados sobre a temática para que possamos potencializar uma prática ética dentro da categoria, e as diversas realidades sejam consideradas, nos deslocando do local elitista no qual sempre estivemos inseridos”, enfatizou.

Já nos dias 19 e 20, o Conselho esteve, respectivamente, na Faculdade Evolução, no IFRN e na UERN, em Pau dos Ferros. A conselheira Marina Queiroz apresentou dados de suicídio e adoecimento mental da população negra e falou sobre como a sociedade pode contribuir, com auxílio da psicologia, para redução desses índices.

No sábado (9), os conselheiros Marina Queiroz, Rafael Gonçalves e Thiago Laurentino participaram do I Encontro Pernambucano de Psicologia de Estudantes, Profissionais e Pesquisadoras(es) Negras(os), discutindo temas importantes para uma psicologia atenta às questões raciais.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment