No Brasil, 60% dos casos de violência contra idosos ocorre no ambiente familiar

No Brasil, 60% dos casos de violência contra idosos ocorre no ambiente familiar

No dia 15 de junho é celebrado o Dia mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES).

O artigo 19 do Estatuto do Idoso define a violência contra o idoso como “qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.”

Dados da Fiocruz revelam que 60% dos casos de violência contra a população idosa ocorre no ambiente familiar. Dois terços dos agressores são filhos, que agridem  mais que filhas, noras ou genros, e cônjuges, nesta sequência. O consumo de álcool e drogas é comum entre os agressores que muitas vezes residem no mesmo local e são mantidos financeiramente pelos idosos que, no Brasil, são responsáveis por mais da metade da renda familiar (53% de acordo com a Fiocruz).

Os principais tipos de violência contra a pessoa idosa são física, psicológica, sexual, econômico-financeira-patrimonial, negligência e autonegligência. A violência psicológica é a mais denunciada no Disque 100. Entre as queixas feitas pelos idosos, estão a perda de autonomia e o abandono, sendo a depressão umas das principais causas de adoecimento mental gerada pelo abandono.

Diante da pandemia e do envelhecimento da população, lembramos a importância do cuidado com as pessoas idosas, que fazem parte de um dos grupos de risco em relação à COVID-19, assim como estão vulneráveis à crises ansiosas, ou mesmo depressivas, por conta do distanciamento social de entes queridos, amigos e atividades cotidianas.

Ressaltamos também que esse cuidado deve ser estendido para além da pandemia, pois eles são importantes atores de transformação da sociedade. É dever da sociedade, investir no envelhecimento saudável, assim como é dever do Estado investir em políticas públicas que beneficiem a população idosa, com ações que garantam, por exemplo, o acesso à saúde de qualidade, aposentadoria, espaços públicos mais acessíveis e amigáveis.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment