No mês da Mulher, CRP-RN relembra referência técnica para atendimento às vítimas de violência

No mês da Mulher, CRP-RN relembra referência técnica para atendimento às vítimas de violência

Em alusão ao Mês da Mulher, o CRP 17 vem relembrar uma importante referência técnica elaborada pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), no que diz respeito ao enfrentamento da violência doméstica no Brasil. Trata-se do documento Atuação de Psicólogas (os) em Programas de Atenção à Mulher em situação de violência.

O referido documento, publicado há sete anos, tem como base princípios éticos e políticos norteadores do trabalho das(os) psicólogas(os), possibilitando a elaboração de parâmetros compartilhados e legitimados pela participação crítica e reflexiva da categoria em programas de atendimento à mulher.

“É importante ressaltar que o atendimento psicológico nos serviços de atenção à mulher em situação de violência deve ser direcionado exclusivamente para mulheres com o objetivo de preservar a confiança nas relações estabelecidas com a (o) profissional”, destaca o documento técnico.

Segundo o monitor da violência do G1 divulgado esse mês, os casos de feminicídios no país aumentaram 7,3% no ano passado, quando 1.314 mulheres foram mortas no país, em média, uma morte a cada sete horas. Esses dados assustam e revelam a importância da psicologia tanto no acolhimento às vítimas como na defesa dos direitos das mulheres e prevenção das violências.

Com a referência para atuação das(os) psicólogas(os), o CFP busca o preparo das(dos) profissionais quanto ao acolhimento, planejamento da atuação, encaminhamento, acompanhamento, estudo do caso, produção de documentos, entre outros, decisivos no atendimento às vítimas da violência. Além disso, cita a importância do atendimento psicossocial e da psicoterapia em alguns casos.

CLIQUE AQUI para ler o documento completo elaborado pelo CFP.

 

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment