Nota da Frente de Trabalho pela Garantia de Direitos na Comunidade do Mosquito

Nota da Frente de Trabalho pela Garantia de Direitos na Comunidade do Mosquito

A Comunidade do Mosquito está localizada no Bairro Nordeste – Zona Oeste da cidade do Natal/RN – e, de acordo com os dados da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), em 2010 estavam cadastrados 323 domicílios particulares, equivalendo a cerca de 1.156 pessoas residentes.

Ao longo da sua história, a Comunidade tem enfrentado uma série de dificuldades. Recentemente, os/as moradores/as têm vivenciado sucessivas ações ostensivas da Polícia – algumas que culminaram em mortes de moradores –, assim como ações violentas relacionadas à disputa do território entre grupos criminosos. Com o intuito de fortalecer as famílias que ali residem, diante do medo e da insegurança instalados, foi criada a Frente de Trabalho pela Garantia de Direitos na Comunidade do Mosquito, composta por diversas instituições que atuam na promoção dos direitos humanos no município do Natal e no estado do Rio Grande do Norte.

No dia 21/07/18 foi realizada a 1ª Ação Cultural na Comunidade, com o objetivo de contribuir para a promoção de direitos humanos e sociais dos/as moradores/as. Nesse sentido, foram realizadas atividades culturais, como pintura de rosto, oficina de break, grafite e cineclube. Com o auxílio das instituições da Frente e parceiros, também foi possível garantir o lanche dos/as participantes.

Dando continuidade a atuação com a Comunidade, realizamos a 2ª Ação Cultural no dia 01/09/18, visando contribuir para a ampliação do acesso aos direitos sociais básicos das pessoas que ali residem, dessa vez, com a presença do projeto “Defensoria na Comunidade”, possibilitando a todas/os orientações jurídicas e encaminhamentos, quando necessário. Além da presença da Defensoria, tivemos diversas atividades voltadas para as crianças e os adultos, tais como: pintura, brincadeiras, contação de histórias, jogos teatrais, oficina de break, cineclube e lanche.

Ressaltamos que, diante do contexto de violência e violação de direitos em que vivemos e do avanço de discursos pautados na discriminação e no ódio às diferenças, as instituições que compõem esta Frente reforçam o compromisso de fortalecer junto aos/às moradores/as da Comunidade do Mosquito e à sociedade um movimento que faça a opção pela dignidade humana e pela luta contra a desigualdade social no lugar da barbárie.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.