Participação do CRP-17 na II Conape é marcada por luta em defesa da Psicologia

Participação do CRP-17 na II Conape é marcada por luta em defesa da Psicologia

Entidade reforçou seu posicionamento pela implementação da Lei 13935/2019

O Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP-17/RN) defendeu a implementação da Lei 13935/2019, que garante a presença de psicólogo e assistentes sociais nas escolas, durante a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), realizada entre os dias 15 e 17 de julho. O evento, que tem caráter mobilizador entre os setores da educação, focou na construção de um projeto público de educação que privilegie toda a população, sem exclusões.

Com representação local, mas também à nível nacional, a Psicologia levou ao evento dezenas de pessoas dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia (CFP), um dos apoiadores da Conferência. “A Psicologia está presente na Conape, lutando para concretizar a implementação da lei que garante a presença de psicólogas e assistentes sociais nas escolas. Estamos aqui fazendo incidência por uma educação pública de qualidade e que preserve o desenvolvimento das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, destacou a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes.

Também presente na Conferência, a conselheira do CRP-17, Andreína Moura (foto), explicou, sobre a lei que garante a presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na educação, que “os Conselhos estão atentos para que nos estados e municípios essa implementação se dê de modo a garantir uma psicologia crítica e comprometida socialmente na educação básica”.

Durante a programação, foram realizadas plenárias divididas em eixos  classificados em:

Eixo I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;
Eixo II – PNE, planos decenais, SNE, políticas setoriais e direito à educação;
Eixo III – Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão;
Eixo IV – Valorização das(os) profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
Eixo V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social;
Eixo VI – Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

Representando o CRP-17/RN como delegado nato no evento, o conselheiro Rafael Ribeiro (foto) participou do primeiro eixo e da plenária final, ocorrida no encerramento da Conferência. “A participação da psicologia brasileira, que se mobilizou para participar ativamente da Conferência, somou no processo de aproximação das trabalhadoras e trabalhadores da educação”, destacou.

Fruto de todos os debates ocorridos ao longo da conferência, a Carta de Natal foi lançada e representa o compromisso dos presentes com uma educação pública de qualidade, laica e democrática para toda a sociedade.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Federal de Psicologia, incluindo a segunda foto da matéria.

Confira, abaixo, vídeo de participação de membros do CRP-17 no evento.

Mateus de Paula Oliveira Santos
mateus@skycomunicacao.jor.br

Jornalista

No Comments

Post A Comment