Pau dos Ferros foi o primeiro município a receber Seminário Regional do CREPOP em 2023

Pau dos Ferros foi o primeiro município a receber Seminário Regional do CREPOP em 2023

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do Conselho Regional de Psicologia da 17a Região / RN realizou no dia 25 de setembro na cidade de Paus dos Ferros, na região do Alto Oeste Potiguar, a primeira etapa do Seminário Regional do CREPOP 2023 que tem como tema: “Interlocução entre a Psicologia, Políticas Públicas e IES”.

O evento teve como objetivo promover a reflexão e discussão sobre inserção das Referências Técnicas (RT) para atuação do profissional de Psicologia nas disciplinas de graduação do curso de Psicologia das instituições de ensino superior (IES). A abertura do seminário foi realizada no auditório da Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar.

O evento foi aberto com uma mesa redonda que debateu o tema sobre a “Importância da atuação da Psicóloga no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O assunto foi abordado em discussões mediadas por Flávia Alves da Silva, psicóloga e conselheira coordenadora do CREPOP. As psicólogas Marina Angélica Silva Queiroz, Iana Catarina de Araújo Viana e o psicólogo Matheus Soares de Sousa debateram o assunto com ênfase no planejamento das ações das profissionais da Psicologia para a realização dos trabalhos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Outro ponto abordado foi a necessidade da psicóloga distinguir o conhecimento dos direitos e deveres na atuação no SUAS, além de enfatizar a importância do CREPOP nos estudos acadêmicos para que, na formação do aluno na graduação, haja um conhecimento mais profundo sobre o desenvolvimento das ações da Psicologia nas políticas públicas. O debate também abordou sobre o alerta da execução das tarefas exercidas pelos profissionais da Psicologia no SUAS. Os participantes da mesa redonda trocaram experiências sobre as atuações da profissão nas políticas públicas.

Durante a tarde, o tema discutido foi “Redes sociais: interfaces com a psicologia” que teve como proposta as elucidações dos trabalhos executados pelos psicólogas à sociedade nos dilemas impostos pelas Redes Sociais. A mediação foi do psicólogo e conselheiro do CRP-17/RN, Francisco Rômulo Raulino Santos, com a participação do psicólogo e conselheiro do CRP-17/RN, Luan Martins de Souza.

O tema abordado foi bem discutido pelos presentes, além da importância das redes sociais para a profissão, os desafios e a ética das profissionais nas redes sociais. A mesa redonda também abordou sobre a questão da autopromoção dos profissionais apresentados nas redes sociais que, pode ser algo perigoso para o desenvolvimento dos estudos e metodologias utilizados na psicologia.

No discurso foi enfatizado a importância do Código de Ética para validação dos atos no exercício da profissão. A necessidade dos profissionais de, incluir nas redes socias, informações técnicas e estudos com fundamentos aprovados respeitando as normativas do sistema Conselhos de Psicologia.

O evento terminou com a mesa formação CREPOP que discutiu “Gênero, raça, classe e sexualidade no cotidiano da prática do trabalho das psicólogas nas políticas públicas”. O debate foi mediado pela psicóloga Maria Vitória Nunes Souza e teve presença das psicólogas Marina Angélica Silva Queiroz e das psicólogas conselheiras do CRP-17/RN: Flávia Alves da Silva e Marília Maria de Jesus Queiroz, também conselheira do CRP17/RN.

A conselheira Marília Queiroz observou que, se a formação na universidade não trouxer abordagens desses temas, os profissionais “vão violentar pessoas”. “Hoje estamos aqui debatendo diversos assuntos, mas fico pensando como a psicologia foi por muito tempo conivente com essa realidade de violentar pessoas”, destacou a psicóloga.

A discussão foi aberta pela psicóloga Marina com reflexão a partir do videoclipe “Não Recomendado” que mostrou as situações vividas por pessoas vítimas de discriminações. Um dos argumentos levantados foi sobre a importância das Referências Técnicas para que o profissional da Psicologia se questione qual o papel da Psicologia na sociedade.

O acolhimento de forma mais eficaz e o entendimento dos contextos de vidas das pessoas foram colocados como fundamentos importantes para que a Psicologia consiga chegar até as vítimas. As políticas públicas foram levantadas como iniciativas prioritárias na construção de um bom trabalho. As integrantes da mesa conscientizaram os presentes em mostrar que a Psicologia é um serviço de importância para transformação na vida das pessoas.

O grupo alertou ainda sobre a importância das discussões sobre gênero, raça, classe e sexualidade no cotidiano do trabalho das psicólogas das políticas públicas sejam realizadas com mais profundidade na âmbito acadêmico e no desenvolvimento intelectual dos alunos das graduações. Experiências acadêmicas sobre o tema foram compartilhadas no debate.

A mesa também fez o lançamento da Referência Técnica para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para População LGBTQIA+, onde seus principais tópicos foram discorridos pela conselheira Flávia.

O fator de que a psicologia faz ciência foi incluído no assunto, pois as pesquisas de comportamento da sociedade são primordiais no conhecimento do profissional para entender os dilemas da sociedade nos parâmetros do preconceito. A reflexão da exposição do indivíduo na sociedade ainda acontece de forma dolorosa, mas a psicologia precisa resistir contra essas ações e o dever de atuar em favor dos direitos humanos.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment