“Precisamos transformar nossas práticas em práticas políticas”, diz Bicalho no encerramento da Jornada

“Precisamos transformar nossas práticas em práticas políticas”, diz Bicalho no encerramento da Jornada

A Psicologia como prática política e o seu poder de transformação social, assim como a necessidade de atuarmos cada vez mais nas políticas públicas, foram destacados na Conferência de Encerramento da 19ª edição da Jornada de Psicologia, no dia 27 de agosto, marcando o dia da Psicóloga e do Psicólogo e os 59 anos da profissão no Brasil.

A Conferência “Como a Psicologia re-existe aos retrocessos?” foi ministrada por Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP-05/26077), professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conselheiro presidente do Conselho Regional da 5ª Região (CRP-05/RJ). Bicalho fez uma análise histórica da Psicologia e de como o atual cenário enseja desafios.

“Precisamos reconhecer que nossa produção é coletiva. Precisamos transformar nossas práticas em práticas políticas, porque nossas práticas ou servem para conservar ou para transformar. Quais políticas nossas práticas têm servido?”, questionou.

Bicalho falou também sobre a importância da Ética, o respeito às escolhas autônomas e à singularidade dos indivíduos, assim como a construção de coletivos potentes.

“Precisamos tirar a diversidade do Plano da violência. A diferença se configura como potência. A potência da diferença nos permite reinventar o mundo, reinventar a Psicologia e reinventarmos a nós mesmos. Sem essas reflexões não conseguiremos fazer a Psicologia re-existir e enfrentar os tempos de retrocessos”, enfatizou.

Encerramento contou com apresentações da cantora potiguar Rafaela Brito

O encerramento da Jornada teve a mediação da conselheira e vice-presidenta Ana Andrea Barbosa Maux (CRP-17/1748) e contou ainda com apresentações da cantora e compositora Rafaela Brito.

Assista a Conferência completa no Youtube do CRP-RN, link.

 

 

 

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment