Presidenta do CRP RN participa de audiência pública sobre uso da cannabis medicinal

Presidenta do CRP RN participa de audiência pública sobre uso da cannabis medicinal

A audiência pública “Cannabis medicinal: não espere precisar para apoiar”, de propositura da vereadora Brisa Brachi, reuniu familiares e pacientes que fazem uso de medicamentos à base de cannabis, representantes de entidades defensoras do acesso ao uso no Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores do tema e políticos que defendem a causa. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Natal, dia 3 de junho, e contou com a presença do Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP-17/RN).

Em sua fala, a conselheira-presidenta do CRP-17/RN, Keyla Amorim (CRP-17/RN), falou do investimento atual realizado pelo SUS, na área de saúde mental. “Apenas 1% do orçamento do SUS, em Natal, é direcionado à saúde mental que inclui a política de drogas”, ressaltou. Keyla propôs que a Câmara de Vereadores fiscalize o poder executivo na operação do Decreto nº 12.503/2022, que dispõe sobre a aprovação do Plano Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, no âmbito de Natal.

Keyla destacou, ainda, a necessidade da comunicação pública como forma de quebrar preconceitos e a atuação intersetorial em comunidades escolares. “É importante que esse projeto de lei possa ter esse contorno de programa municipal de uso da cannabis medicinal e que envolva as propostas que estamos fazendo aqui na audiência para que seja de fato um programa municipal”, destacou a conselheira-presidenta que parabenizou a vereadora Brisa pela proposição desafiadora e por colocar informações qualificadas no debate público.

Representante do CRP-17/RN no Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Natal, o psicólogo Franklin Horácio disse que é preciso romper paradigmas. “Estamos aqui para defender a produção de saúde. Não é possível existir saúde sem garantias de direitos. E vamos sempre defender quando há comprovação científica”, afirmou.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment