Proteção social, emergência e desastres, educação básica e violência sexual foram discutidas no CRP Itinerante em Mossoró

Proteção social, emergência e desastres, educação básica e violência sexual foram discutidas no CRP Itinerante em Mossoró

O Conselho Regional de Psicologia da 17ª Região (CRP-17/RN) está em Mossoró e, no primeiro dia do CRP Itinerante, uma série de importantes temáticas foram abordadas. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (30), por meio de mesas redondas.

No início dos trabalhos, na solenidade de abertura, foi discutida a importância da psicologia no Rio Grande do Norte, nos 15 anos de atuação do CRP-17/RN, destacando a interiorização da profissão no Estado por meio de profissionais e cursos universitários criados no período.

De acordo com o conselheiro tesoureiro e representante do CRP-17/RN, Robério Maia, “este processo de interiorização causou impacto positivo nas regiões Oeste e Alto Oeste, especialmente com a participação de profissionais da psicologia na construção das mais diversas políticas públicas”.

Na mesa sobre Proteção Social Básica, a pauta foi debatida em conjunto com o Conselho Regional de Serviço Social (Cress/RN) – entidade parceira em todo o evento – e tratou sobre a atuação circunstanciada no desmonte das políticas públicas, dentro de um cenário agravado pela pandemia.

A coordenadora da Comissão de Assistência Social do CRP17-RN, a conselheira Iana Viana, detalhou sobre o momento: “Foram apresentados dados atuais sobre a assistência social no Estado, em especial na região Assú-Mossoró, e foi debatido como o cenário de pobreza extrema tem se agravado e se tornado central para as ações no campo da proteção básica”.

Tratando sobre a psicologia da gestão integral de riscos, emergências e desastres, foi discutido o impacto da pandemia da Covid-19 e de outros temas relevantes como os desastres ambientais. Sob a ótica do cuidado não apenas no momento pós-trauma, a atuação preventiva foi defendida.

Segundo o coordenador do grupo de trabalho que trata desta temática no CRP-17/RN e participante da mesa sobre o tema, o conselheiro Stenio de Oliveira, “a atuação da psicologia neste contexto se dá, de forma muito importante, na construção de políticas públicas que previnam, respondam, reconstruam e diminuam os efeitos de possíveis desastres”.

Continuando a programação, a pauta da educação básica tratou da Lei 13395/2019 e da presença de profissionais de psicologia nas escolas. Sobre o tema, a coordenadora da Comissão de Educação do Conselho, a conselheira Andreina Moura, alertou que ainda há muito trabalho na promulgação desta lei nos estados e municípios.

“Esta discussão é necessária, pois a categoria busca uma atuação crítica e reflexiva”, explicou Andreina. Ela ainda complementou explicando que ideia é o trabalho coletivo, sendo a categoria como parte do corpo pedagógico, na construção da cidadania dos alunos e alunas.

Finalizando o primeiro dia de CRP Itinerante em Mossoró, a discussão sobre a violência sexual e a atuação profissional na rede de proteção foram as pautas principais. De acordo com a coordenadora regional do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), a conselheira Marina Queiroz, este debate é de suma importância.

“Nas últimas semanas, toda a sociedade foi impactada com casos de violência sexual divulgados na mídia. Por se tratar de uma prática mais recorrente do que imaginamos, identificar suas práticas, orientar para os locais de apoio e acolher as vítimas são ferramentas importantes para profissionais da psicologia”, apontou Marina.

A conselheira finalizou mostrando que a psicologia deve atuar não só nos momentos pós-abuso, mas na prevenção e enfretamento do fenômeno.

O CRP Itinerante segue até amanhã, sexta-feira (1º), em Mossoró e a programação completa está no site www.crprn.org.br.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment