Psicólogas e Psicólogos do RN são homenageados na Câmara Municipal de Mossoró

Psicólogas e Psicólogos do RN são homenageados na Câmara Municipal de Mossoró

Na tarde desta quarta-feira (29), profissionais de psicologia e membros do Conselho Regional de Psicologia da 17ª Região foram homenageados em Audiência Pública que celebrou os 15 anos do Conselho, e que foi realizada na Câmara Municipal de Mossoró. A ação, proposta pelo vereador Tony Fernandes (Solidariedade), também contemplou os 60 anos da regulamentação da psicologia no Brasil. 

O vereador destacou a felicidade e satisfação em conduzir o momento. “Recebi a sugestão da audiência do psicólogo José Evangelista de Lima, que foi meu professor, e foi uma satisfação atendê-lo devido a importância do tema”, explicou 

Fernandes ainda mencionou como é importante que haja investimento na psicologia. “Nosso mandato está atento às necessidades da população quanto à saúde mental. Esta audiência não é só para comemorar, mas para dar visibilidade às lutas da categoria”, complementou. 

Representando a presidência do CRP-17/RN, a conselheira e coordenadora da Comissão de Educação, Andreina da Silva Moura, destacou em sua fala pontos relevantes dos 15 anos de história do Conselho. “A interiorização da psicologia, tanto com a chegada de instituições de ensino superior, quanto com a presença de profissionais, democratizou o acesso da população”, ressaltou. 

“Entre diversas lutas da categoria no estado, a criação de uma comissão que trata de temas étnico-raciais, e que é composta por psicólogas e psicólogos negros e indígenas, é um outro marco de grande importância para a nossa história”, continuou Andreina. 

Também compuseram a mesa da audiência a representante da Secretaria de Saúde de Mossoró, psicóloga Kaliana Cristina Fernandes de Queiroz, e a servidora e representante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a psicóloga Bianca Valente. 

Em suas falas, ambas destacaram a importância da interiorização do CRP-17/RN e a presença de mais profissionais atendendo a população, bem como da necessidade da inserção de psicólogas e psicólogos nos mais diversos espaços, incluindo as escolas de educação básica. 

Também presente na solenidade a psicóloga, conselheira e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-17/RN, Carmem Plácida Souza Cavalcanti, lembrou da história da psicologia no Brasil, que sempre esteve atrelada a momentos de luta e resistência.  

“A psicologia não pode e não deve ser isenta, uma vez que se trata de uma ciência e uma profissão políticas. Essa concepção ajuda a ampliar o alcance à psicologia, e consegue torná-la acessível a todas e todos”, detalhou Carmem. 

Representando a categoria e um dos homenageados, o psicólogo José Evangelista de Lima, que atua há mais de 40 na área e vive em Mossoró, relatou sobre sua experiência e perspectivas: “Ao longo da história, e enfrentando os mais diversos desafios, a psicologia se firmou em um importante lugar na sociedade. Agradeço por essa construção coletiva feita no Rio Grande do Norte com tantos profissionais”. 

José ainda relembrou a presença de profissionais em todo o estado, como forma de homenageá-los. “Pessoas que fazem história e desenvolvem um trabalho digno”, classificou o psicólogo.  

CRP-17/RN segue em Mossoró até sexta-feira (1º) 

O Conselho permanece na cidade para realizar mais uma edição do CRP Itinerante, projeto que tem como objetivo proporcionar espaços coletivos de discussão, convocando os profissionais, estudantes, movimentos sociais e representantes das políticas públicas, para refletir e festejar a atuação da categoria em todas as suas instâncias.   

A programação completa do CRP Itinerante em Mossoró pode ser acessada no site do conselho: www.crprn.org.br.

 

Mateus de Paula Oliveira Santos
mateus@skycomunicacao.jor.br

Jornalista

No Comments

Post A Comment