RN recebe Conferência Popular de Saúde Mental Antimanicomial na segunda-feira, 4

RN recebe Conferência Popular de Saúde Mental Antimanicomial na segunda-feira, 4

O estado do Rio Grande do Norte recebe na próxima segunda-feira, 4 de outubro, das 10h às 12h, a etapa local da 1º Conferência Popular de Saúde Mental Antimanicomial, organizada pela Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial (FASM) com apoio do CRP-17. O evento será realizado pelo Google Meet, com transmissão pelo canal da entidade no Youtube.  As inscrições para a etapa local estão abertas pelo link. A programação nacional será de 9 a 12 de outubro.

A Conferência visa mobilizar psicólogas(os) e demais profissionais de saúde, sociedade civil, organizações e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) contra projetos governamentais  que visam o desmonte da  Política de Saúde Mental, já enfraquecida desde a Emenda Constitucional 95/2016 do “Teto dos Gastos”, que congelou por 20 anos os investimentos em direitos básicos da população.

Entre os objetivos do evento está o debate sobre as políticas de saúde mental no RN e as perspectivas para a Reforma Psiquiátrica e a RAPS. Além de implementar um calendário de ações para permanente mobilização de luta antimanicomial até a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental em 2022.

Na Conferência Popular serão apresentadas propostas voltadas às necessidades da população e o combate à estigmatização das pessoas em sofrimento psíquico no RN. As propostas vão subsidiar a elaboração de um Plano Nacional de Políticas Públicas de Saúde Mental.

PROGRAMAÇÃO:

1ª CONFERÊNCIA POPULAR POTIGUAR DE SAÚDE MENTAL ANTIMANICOMIAL
04 DE OUTUBRO

10h – Abertura com leitura da Carta de Apresentação da 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial 2021
10:20h – Apresentações culturais:
Caps de Macaíba,
Centro de Convivência de Natal,
Movimento Nacional da População em Situação de Rua
10:40h – Saudações dos apoiadores da Conferência e representações de usuários, trabalhadores e estudantes
11h – Panorama da Saúde Mental no Estado do Rio Grande do Norte (NUSME-SESAP)
11:30h – Apreciação de propostas nos eixos + Liberdade + Direitos + Diversidade = Democracia
12h – Leitura da carta de propostas e encerramento

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment