Sistema Conselhos de Psicologia se manifesta favorável a vacinação para toda população brasileira

Sistema Conselhos de Psicologia se manifesta favorável a vacinação para toda população brasileira

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), os 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb) vêm a público posicionar-se em favor da incorporação das vacinas contra a Covid-19 no programa nacional de imunização (PNI), como forma de garantir a vacinação de toda a população brasileira por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PNI é um patrimônio brasileiro, cuja experiência consolidada permite a realização sistemática de campanhas de vacinação de grande porte, sendo tal competência inestimável para o desafio imposto pela pandemia que assola o país é o mundo.

O recrudescimento da doença em diversos países, inclusive no Brasil, tem provocado impactos negativos graves na saúde e qualidade de vida de toda a população, com destaque para as mais vulneráveis, decorrentes do isolamento social, acirrando as desigualdades sociais, comprometendo a retomada da economia.

Passado quase um ano do anúncio da doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o mundo recebe das mãos da ciência várias opções de vacinas eficazes e seguras que irão contribuir para a retomada gradual das escolas e universidades, dos postos presenciais de trabalho e das relações sociais.

O CFP, os CRPs e o Fenpb ressaltam, mais uma vez, a necessidade urgente de um planejamento nacional para a vacinação no Brasil, respeitando-se os princípios do SUS da Universalidade e da Equidade, que preceituam o direito à atenção à saúde por parte de todas as pessoas.

A não garantia destes princípios contribui sobremaneira para a fragilização do SUS e o acirramento das desigualdades no país.

Em respeito à vida, VACINA JÁ!

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment