Última Assembleia da APAF, em 2022, aprova normativas importantes para a Psicologia brasileira

Última Assembleia da APAF, em 2022, aprova normativas importantes para a Psicologia brasileira

Um dos momentos mais relevantes para o Sistema Conselhos de Psicologia – que é composto pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os 24 Conselhos Regionais – a edição de dezembro de 2022 da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) foi realizada nos dias 16 e 17 de dezembro, e contou com a presença do Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP-17/RN).

Os representantes de cada Conselho Regional e do CFP aprovaram importantes medidas no âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia, como resoluções, recursos orçamentários, atividades de grupos de trabalho, entre outros encaminhamentos institucionais.

O CRP-17/RN foi representado pelas Conselheiras Tabita Moreira (CRP 17/2065), Luana Meta (CRP 17/3045), pelo Conselheiro João Costa (CRP 17/3669) e pela Conselheira-presidenta, Keyla Amorim (CRP 17/1707).

Entre os resultados das reuniões promovidas pela APAF está a aprovação da proposta orçamentária do CFP para o exercício de 2023, além da aprovação das minutas de nota técnica sobre constelação familiar, Aa resolução sobre laicidade e Psicologia e a nota técnica sobre Psicologia e Sistema de Justiça.

O coletivo também validou o plano de trabalho do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) para o próximo ano e acolheu os resultados da campanha nacional “Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua?”, realizada desde 2020 pelas Comissões de Direitos Humanos dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.

“Foram dias intensos de participação e deliberação democrática. Destacamos a entrada do nosso CRP no Grupo de Trabalho de Políticas para as Mulheres”, lembra Tabita. “Participar da APAF faz com que a gente entenda de forma bastante concreta o que é fazer parte do Sistema Conselhos de Psicologia. Ter essa dimensão é importante e contribui para fortalecer nosso trabalho”, destaca Luana.

Um dos momentos marcantes da participação da comitiva do CRP-17/RN no período que esteve em Brasília foi a entrega do livro do Conselho do RN ao novo presidente do CFP, o psicólogo Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (que tomou posse em solenidade no dia 16 de dezembro de 2022). [Clique aqui e assista a transmissão da posse]

A obra, intitulada Implicações Políticas da Psicologia é um compilado de textos de 23 autoras e autores que atuam direta ou indiretamente com a Psicologia em toda sua pluralidade, e se propõe a discutir a representação social do que é ser psicóloga/o, contrapondo a imagem limitada de que a categoria teria sua prática ancorada apenas no sofrimento individual. [Clique aqui e baixe o livro gratuitamente]

Acesse as fotos oficiais do evento clicando aqui e aqui.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment